A palavra ‘Geografia’ vem do grego, GEOGRAPHIA: ‘GEO’ significa “terra” e ‘GRAPHIA’ significa “descrever” ou “descrição”. Sendo assim, Geografia significa algo como a “descrição da terra”. No entanto, essa maravilhosa Ciência é muito mais do que simplesmente descrever a paisagem criada por Deus, é também estudar a relação do homem com ela.

É de extrema relevância que os pais se dediquem ao apresentar a Geografia na educação de seus filhos, pois o presente conteúdo quer apresentar uma nova Geografia, analisada com o olhar de uma sã filosofia, e, portanto, uma filosofia iluminada pela Fé e Tradição da igreja Católica.

Os conteúdos nela tratados envolvem toda a nossa vida, tanto a natural, quanto a sobrenatural. São estudados os mapas e como devem ser lidos e compreendidos, bem como a melhor maneira de se localizar e se orientar no espaço. Mas não é só isso: são observados todos os aspectos da Criação Divina que nos cercam e sua perfeita harmonia, levando aos que a estudam a perceber a Grandeza, Beleza e Glória de Deus Criador.

Fonte: “A criação do mundo” ícone, autor desconhecido, século 19/Wikimedia Commons

A natureza recebe, assim, especial destaque: a formação do relevo, as vegetações, o clima, os furacões e raios, mares, rios e oceanos, são maravilhas em que se insinuam o magnífico toque de perfeição e poder do Senhor. Não faltam passagens nas Sagradas Escrituras que exaltam a beleza e o toque divino dado a ela.

Até mesmo para entender os espaços bíblicos a geografia demonstra ser fundamental.

Por fim, na Geografia também são estudadas as relações entre as pessoas – cultura, religião, guerras, alianças, migrações etc – que foram transformando a si mesmas e o espaço ao seu redor, no cumprimento da missão confiada a Adão pelo próprio Deus, Senhor do Universo, pois nos dizeres do Gênesis “O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para cultivar o solo e o guardar.” (Gn 2, 15)

Assim, vê-se que a Geografia possui muitos conteúdos proveitosos à vida natural, mas também à vida sobrenatural, e cumpre estudá-los para bom proveito das almas.

Trecho retirado do material de Geografia da Etapa 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *